Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário na UFPB discute impacto dos campi do interior no desenvolvimento regional
conteúdo

Notícias

Seminário na UFPB discute impacto dos campi do interior no desenvolvimento regional

São 150 vagas gratuitas com inscrições abertas
publicado: 03/03/2020 18h56, última modificação: 04/03/2020 14h43
Evento será no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), em Bananeiras. Foto: Carlos Eduardo

Evento será no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), em Bananeiras. Foto: Carlos Eduardo

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - por meio de parceria dos campi Bananeiras, Areia, Mamanguape e Rio Tinto - sedia, nos dias 16 e 17 de março, o seminário “O impacto dos campi do interior no desenvolvimento regional”.

Interessados devem se inscrever gratuitamente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (Sigeventos), até o preenchimento das 150 vagas disponíveis.

Os debates serão no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado no campus III da UFPB, em Bananeiras.

O objetivo da iniciativa é discutir, por meio de palestras e workshops, a atuação das instituições federais de ensino superior nos municípios do interior da Paraíba, buscando potencializar o desenvolvimento regional.

Para o vice-diretor do campus Mamanguape e Rio Tinto, professor Erivaldo Nascimento, os projetos das instituições de ensino no interior buscam parcerias com os municípios e propiciam mudanças não só economicamente nas comunidades locais, mas também culturais.

“Buscamos incentivos com as prefeituras e a iniciativa privada para promovermos cursos, atividades socioculturais, eventos acadêmicos e integração com as comunidades. Temos, por exemplo, o cursinho Pré-Enem, que atende centenas de estudantes de escolas públicas, e o projeto de formação de servidores de prefeituras municipais do Vale do Mamanguape”, ressalta.

Além disso, afirma o professor Erivaldo Nascimento, as atividades dos centros acadêmicos nas cidades interioranas geram renda para o comércio local diante das redes de serviços instaladas ao redor.

“Temos recebido alunos de várias localidades do país que passam a morar nas cidades do interior e utilizar os serviços desses locais. Também geram oportunidades para jovens de baixa renda do interior, pois não têm condições de se deslocarem para as capitais e os grandes centros de ensino”, reforça.

De acordo com a diretora do campus Mamanguape e Rio Tinto, professora Angeluce Soares, o evento será uma oportunidade para trocas de experiências e fortalecimento das práticas de ensino, pesquisa e extensão nos campi do interior.

“Precisamos discutir as atividades que os campi do interior vêm realizando no desenvolvimento das regiões. Tornar públicas as ações que fazemos, trocarmos experiências no âmbito da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão, buscando potencializar nossas ações”, enfatiza. A programação completa do evento pode ser visualizada na página de eventos da UFPB.

Ascom/UFPB