Notícias
Estudantes da UFPB recebem prêmios de melhor apresentação em Congresso e Simpósio

Estudantes do Laboratório de Hidrologia, Microbiologia e Parasitologia (LAHMP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), comemoram a qualidade de trabalhos realizados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, que obtiveram reconhecimento nacional com prêmios de melhor apresentação oral. As premiações ocorreram durante o III Simpósio Limnologia do Semiárido (LIMNOSA), ocorrido em Campina Grande, e o XIII Congresso Internacional de Parasitologia Neotropical (COPANEO), em Maceió.
O primeiro prêmio foi conquistado por uma pesquisa de doutorado orientada pela professora Ana Carolina Figueiredo Lacerda, da UFPB, e o professor Fredric Windsor, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, e apresentada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Vitória Maria Moreira Lima, com o título “Correlações entre parasitos de peixes sob influência de variáveis ambientais nos reservatórios da Paraíba”.
Essa pesquisa de doutorado investiga um conjunto de espécies de peixes (ictiofauna) paraibana e seus parasitos, sob influência da transposição do rio São Francisco, e é financiada pela FAPESQ-PB. A pesquisa integra o Programa Ecológico de Longa Duração do Rio Paraíba (PELD-RIPA).
O segundo prêmio conquistado foi a apresentação oral da acadêmica Melissa Kathleen de Oliveira Lima, com coautoria da estudante Vitória Maria de Oliveira Lima, sob a orientação da professora Ana Carolina Figueiredo Lacerda, apresentado no XIII Congresso Internacional e Parasitologia Neotropical em Maceió, com o título “Relação parasito-hospedeiro-ambiente: ectoparasitos branquiais de Prochilodus brevis (parasitas externos que se fixam nas brânquias de peixes) e de Prochilodus brevis (Curimatã de água doce) na região do baixo São Francisco (Characiformes: Prochilodontidae) em reservatórios paraibanos, Nordeste do Brasil”.
Ambas as apresentações premiadas fazem parte de projetos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), incluindo o Programa Ecológico de Longa Duração-Rio Paraíba Integrado (PELD RIPA), que é coordenado pelos professores José Etham Barbosa de Lucena e Joseline Molozzi, da Universidade Estadual da Paraíba, e que reúne mais de 90 pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.
A conquista das melhores apresentações orais nesses eventos representa um avanço no conhecimento de qualidade, com o reconhecimento regional e internacional da UFPB e da Paraíba no cenário científico de áreas de alta relevância para o desenvolvimento da instituição e do estado, incluindo a Limnologia e a Parasitologia.
