Notícias
Em solenidade na Reitoria, UFPB nomeia 7 professores eméritos

Aconteceu na noite de ontem (9) no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a entrega de título de professor emérito a sete docentes da instituição. A homenagem é um reconhecimento a docentes aposentados que obtiveram destaque em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, após aprovação pelas instâncias colegiadas da universidade.
Os novos professores eméritos são: Lauro Santos Filho, Dermeval da Hora Oliveira, Emília de Rodat Fernandes Moreira, Reinaldo Nóbrega de Almeida, Ivan Targino Moreira e Normando Perazzo Barbosa, além da homenagem póstuma a Lourival Ferreira Cavalcanti (in memoriam).

“O título de professor emérito é uma das mais altas honrarias concedidas pela UFPB. A homenagem consagra docentes não só pela excelência intelectual, mas pelo comprometimento ético e humanos daqueles que contribuíram com o engrandecimento do nome da UFPB”, discursou a reitora Terezinha Domiciano na cerimônia.
O professor Dermeval da Hora Oliveira, docente aposentado do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB, destacou sua presença ativa nas atividades do departamento e na pós-graduação ao longo dos anos. Ele afirmou que o título representa mais uma realização de sonho proporcionada pela universidade.

A professora Emília de Rodat Fernandes Moreira, que atuou por 35 anos como docente do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, enfatizou o acolhimento recebido de colegas, alunos e orientandos durante sua carreira. Ela afirmou que o compromisso social, fundamental para uma sociedade mais justa, marcou sua trajetória.

O terceiro homenageado foi o professor Ivan Targino Moreira, que fez parte por 43 anos do Departamento de Economia no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB. Ele ressaltou que a conquista não foi fruto apenas de seu esforço e responsabilidade, mas também de circunstâncias favoráveis, como o apoio de sua família, os professores que lhe incutiram o desejo de saber e dos colegas de trabalho.

Lauro Santos Filho, professor por 44 anos e especialista na área de Microbiologia Clínica, agradeceu à UFPB pela homenagem e disse que era uma honra ser reconhecido pelo caminho trilhado.

O título concedido ao professor Lourival Ferreira Cavalcanti (in memoriam) foi recebido por sua viúva, Maria Lúcia Lucena Cavalcanti. “É uma honra falar em nome desse homem. Mesmo aposentado, continuou sua dedicação à universidade, com orientações, publicações e uma participação ativa na vida dos alunos”, disse.

O professor Normando Perazzo Barbosa, destacado pela implementação e coordenação do Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas (LABEME), vinculado ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro de Tecnologia (CT), salientou que o dever da universidade é levar a universidade à população, o que ele fez em sua atuação, sobretudo na extensão.

Ao final, o professor Reinaldo Nóbrega de Almeida, docente e pesquisador do Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, destacou a honra de alcançar o nível mais elevado da carreira acadêmica. Ele também ressaltou que sua trajetória profissional caminhou junto com a expansão do ensino superior e dos programas de pós-graduação no Brasil e na Paraíba.

Para ver a galeria de fotos, clique aqui.
