Notícias
Leilão Exclusivo CCHSA/LABOV

O Laboratório de Bovinocultura (Labov), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de Bananeiras, realiza no dia 07 de dezembro um leilão de 70 bovinos de diferentes categorias e sexos, distribuídos em 70 lotes. A ação acontece a partir das 9h no Estábulo do Labov.
O leilão é aberto ao público, sobretudo os pequenos e médios produtores da região, embora seja comum a participação de compradores de todas as regiões paraibanas e de estados circunvizinhos, como informa o chefe do Labov, o médico veterinário Carlos Magno Azevedo.
“Nossa intenção é possibilitar aos produtores de base familiar, uma genética melhorada a um preço acessível”, explica Azevedo. “Nossos animais, machos e fêmeas, recebem um manejo adequado, nutricional e sanitariamente, são alvo de um planejamento reprodutivo que ao longo dos anos tem aperfeiçoado nosso plantel, na produção leiteira e na resistência aos principais agentes parasitários e infecciosos”, argumenta.
O médico-veterinário Carlos Magno destacou que todos os animais encontram-se saudáveis, sairão atestados contra as principais zoonoses (como brucelose e tuberculose) e que a maioria das fêmeas seguirá prenha, prontas para contribuir com a expansão da produção leiteira em diversas regiões do país. Ele acrescentou ainda que os machos, por meio da reprodução, podem atuar como importantes disseminadores da genética voltada à produção de leite.
O Labov desenvolve atividades relacionadas à Bovinocultura Leiteira, e, por estar inserido em um Centro Acadêmico, possui como principal objetivo o aperfeiçoamento e a capacitação dos discentes dos diversos cursos técnicos e de graduação. “Naturalmente, com a multiplicação de nossos animais, possuímos excedentes e esses são disponibilizados a toda a comunidade, através dos Leilões”, conta Azevedo.
As regras para participação, assim como o valor dos lances, podem ser conferidas no edital aqui.
