Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025
conteúdo

Notícias

Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025

publicado: 26/11/2025 16h03, última modificação: 26/11/2025 16h03
Evento gratuito é promovido pelo Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, na próxima quinta-feira (27), às 15h, um colóquio com o físico teórico Amir Ordacgi Caldeira, um dos nomes mais influentes da ciência brasileira. O evento ocorre no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e é aberto à comunidade acadêmica e ao público interessado.

Intitulado “Fenômenos quânticos macroscópicos e tópicos relacionados: um breve histórico e o Nobel em física de 2025”, o colóquio é uma realização do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

Reconhecido mundialmente por desenvolver o modelo Caldeira–Leggett, junto a Anthony Leggett (Nobel de Física de 2003, e seu orientador de doutorado), as pesquisas de Amir Caldeira tornaram-se fundamentais para o entendimento da decoerência, da dissipação e da transição entre os mundos quântico e clássico. O modelo Caldeira-Leggett foi utilizado, por exemplo, como base para os avanços na área de teoria quântica em sistemas mesoscópicos dos pesquisadores John Clarke, Michel H. Devoret e John Martinis, premiados com o Nobel de Física de 2025.

Com doutorado pela Universidade de Sussex (Reino Unido) e carreira consolidada no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, Caldeira é membro da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e uma das referências internacionais em física da matéria condensada.

Na conferência, o professor apresentará um histórico do desenvolvimento dos fenômenos quânticos macroscópicos, explicando onde eles ocorrem e por que são relevantes para a ciência contemporânea. Entre os tópicos abordados estão:

  • Dispositivos supercondutores mesoscópicos, como SQUIDs e CBJJs, conhecidos como “átomos gigantes”;

  • Efeitos de quantização de energia e tunelamento quântico;

  • Impactos da dissipação e de influências externas nesses sistemas;

  • Resultados experimentais conduzidos por Clarke, Devoret e Martinis, que comprovaram a existência desses fenômenos e foram reconhecidos com o Nobel de 2025;

  • Aplicações dos fenômenos quânticos macroscópicos em tecnologias emergentes e implicações para os fundamentos da mecânica quântica.

* * *
Texto: Marcel Vieira
Foto: Antoninho Perri, Jornal da Unicamp
Ascom/UFPB