Notícias
Eleição para o Conselho Gestor da CoMu acontece em 4 de dezembro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no dia 4 de dezembro, a eleição para a nova composição do Conselho Gestor do Centro de Referência de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres (CoMu). A votação acontecerá das 8h às 20h, por meio do sistema SigEleição.
Serão eleitas 12 integrantes titulares e suas respectivas suplentes, que terão mandato de dois anos. A consulta eleitoral será acompanhada pela Comissão Eleitoral e contará com 12 eleições simultâneas, contemplando diferentes categorias e campi da UFPB, conforme o edital disponível no site da CoMu. A lista das candidatas homologadas pode ser conferida aqui.
Podem votar todas as mulheres (cisgênero ou transgênero) com vínculo ativo na comunidade universitária, incluindo estudantes, técnicas administrativas e docentes. Cada eleitora poderá votar apenas nas candidatas do seu segmento e do campus ao qual pertence. A lista das eleitoras aptas pode ser conferida aqui. A eleitora que não encontrar o nome na lista pode entrar em contato pelo e-mail comu.eleicao@comu.ufpb.br .
O voto é registrado de forma simples e segura na “cabine virtual” do SigEleição, onde a eleitora pode acessar a opção “Votar/Visualizar Comprovante de Votação” e escolher a chapa desejada.
Apuração e resultado
A apuração terá início às 20h20 do mesmo dia, sendo conduzida pela Comissão Eleitoral, com acompanhamento da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). O processo será totalmente digital e o resultado final, incluindo o total de votantes por segmento e campus, será divulgado no site da CoMu e na página do Instagram @comuufpb. Em caso de empate, será considerada eleita a chapa cuja candidata titular tiver maior idade.
O Conselho Gestor do Centro de Referência de Políticas de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da UFPB (CG-CoMu) é a instância máxima deliberativa e permanente do CoMu. O colegiado é formado por mulheres dos três segmentos da comunidade universitária dos diversos campi, além de representantes da Corregedoria Geral, da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). A diretora do Centro atua como presidenta e membro nato do Conselho.
Entre suas principais atribuições estão deliberar sobre ações e políticas do Centro, acompanhar a execução de recursos, propor seminários e comissões temáticas e avaliar os relatórios anuais de gestão. As reuniões do CG-CoMu são mensais e abertas a todas as mulheres da UFPB, garantindo um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva de políticas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento das violências.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site da CoMu: www.ufpb.br/comu.
