Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Superintendência da UFPB inova com redes inclusivas para divulgação de ações e conteúdos

Notícias

Com foco na inovação e acessibilidade, a Sead criou um novo Instagram para divulgar ações da Superintendência de forma inclusiva
publicado: 13/09/2023 09h01, última modificação: 13/09/2023 09h01

A Superintendência de Educação à Distância (Sead) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece assistência às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com a educação à distância. Com foco na inovação e acessibilidade, a Sead criou um novo perfil de Instagram (@seadufpb) para divulgar ações da Superintendência de forma inclusiva. A iniciativa foi operacionalizada pelo estudante Luís Henrique Augusto de Lima, do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

A superintendente da Sead, Raissa Dalia, explica o que motivou essa iniciativa: “Trabalhamos em parceria com o CIA [Comitê de Inclusão e Acessibilidade], assessoria vinculada à Reitoria da UFPB, e entrevistamos pessoas com deficiência auditiva, visual e TEA”, afirma Raissa.

A missão da Sead é dar apoio pedagógico e tecnológico para ações voltadas à Educação à Distância (EaD) na UFPB, com foco na eficiência, eficácia e efetividade das atividades institucionais.

Como parte do planejamento estratégico da instituição, a Sead vem oferecendo melhorias na sua estrutura e comunicação. Em 2021, foi implantado um Chatbot para os Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA), como a assistente virtual ‘Dorinha’ no Moodle do Sead, que foi desenvolvido pelo Prof. Paulo Serrano, do Departamento de Mídias Digitais (Demid), o servidor de TI Glauber Coutinho e alunos estagiários dos cursos de Comunicação em Mídias Digitais e Ciências da Computação.

A nova identidade visual da Sead, desenvolvida pela aluna Luana Eloi, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais, foi criada com o objetivo de proporcionar uma comunicação mais atualizada e efetiva com docentes e discentes. O novo logotipo dispõe as formas retangulares remetendo ao movimento, transformação e evolução. A paleta de cores (laranja, azul e azul turquesa) comunica os atributos de modernidade, acessibilidade, profissionalismo e criatividade.

A mascote e Chatbot ‘Dorinha’ também faz parte da comunicação da Sead no Instagram. Além dela, as publicações também contam com recursos de tradução de imagem e vídeos para pessoas com deficiência visual (#ParaTodosVerem) e tradução simultânea em libras nos vídeos para pessoas com deficiência auditiva.

Visando contribuir para uma boa gestão, a Sead é pautada nas seguintes dimensões: planejamento, avaliação, conformidade, gestão de informação e gestão orçamentária.

A Superintendência foi criada em 2019, como órgão suplementar da Reitoria. Oferece apoio técnico e tecnológico ao Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na oferta de 10 cursos de Graduação em 19 Polos, além de 3 cursos de Pós-Graduação, todos na modalidade de Ensino à Distância.

Para mais informações, acesse a página da Sead

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins
Foto: Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB
Confira a notícia original no SITE DA UFPB.